Strawberry

 

morangos A little history

O morangueiro é uma planta da família das Rosáceas, ou seja, são da mesma família das rosas. É um vegetal rasteiro, de caule do tipo estolho, produzindo gemas que permitem com que novas plantas, com raízes e folhas, sejam formadas, assexuadamente.

O morango tornou-se uma cultura há relativamente pouco tempo, cerca de 250 anos atrás. As variedades que consumimos hoje são resultado de cruzamentos de espécies diferentes que ocorriam naturalmente na Europa (França e Rússia) e nas Américas (Chile e Estados Unidos).

 

 

Nutritional Benefits

Além de suculento, saboroso, e bastante versátil, o morango também possui aspectos nutricionais e funcionais muito importantes. Excelente fonte de vitamina C, boa fonte de folato e potássio, poucas calorias e muitas fibras. Possui bioflavonóides anticancerígeno, como a antocianina (de coloração avermelhada) e o ácido elágico. Assim, é benéfico na prevenção e cura de infecções, cicatrização de ferimento e bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e digestório.

Além disso, oferece resistência aos tecidos, ossos e dentes; sua ingestão pode reduzir o colesterol e também prevenir o escorbuto (oito morangos possuem mais vitamina C do que uma única laranja). A fruta se destaca pela mistura de minerais. O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular.

Tem a vantagem adicional de ser pouco calórico: 100 gramas possuem aproximadamente 40 calorias.