A origem da empresa prende-se com a família. O gosto pela fruta foi passado pela sua mãe. Ao longo dos anos, Fernando Alves foi vendo como funcionava o negócio da fruta, tendo em 1992 fundado a primeira empresa com a designação Frutas Fernando Alves, Lda.

logo FrutibairradaEm 1995 transferiu a  atividade para o Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC), sendo que foi em 1998 que decide dar o grande passo, fundando a FRUTIBAIRRADA, mas já a operar no setor da distribuição.

A Frutibairrada mantém, atualmente, a actividade da distribuição que , segundo o sócio gerente, “é o ponto forte da empresa”. “Fazemos distribuição de frutas e legumes para vários super e hipermercados, comércio tradicional, escolas, instituições Publicas e Privadas, mantendo-nos como operadores no Mercado Abastecedor do Coimbra, com comercalização de frutas e legumes oriundos do Algarve ”. De modo a manter a qualidade e interesse dos nossos produtos, é necessario ter cuidados e regras. A boa qualidade dos produtos começa na produção, com uma rigorosa seleção de produtores.

Em Abril de 2011 a Frutibairrada abre um armazém com uma área de 400 mts2, com produtos que se destinam a fornecer o comércio tradicional e restauração, entre outros. Aí os produtos estão acondicionados de acordo com a temperatura, humidade e iluminação adequada. O espaço dispõe ainda de 3 camaras: uma para secos, outra exclusivamente para legumes, e uma para toda a variedade de fruta.

Dado o crescimento da empresa, em 2013 as instalações foram ampliadas para o dobro, tendo-se instalado uma central de processamento e etiquetagem dos produtos comercializados.

Paralelamente, a Frutibairrada obteve em 2009 alvará para transporte de mercadorias, nacional e internacional.